terça-feira, maio 18, 2004

Notícia de Abertura

Caríssimos irmãos,

(Esta é a minha saudação Católica Apostólica Romana. Em futuras intervenções vou tentar abranger todas as restantes confissões e religiões para não ser acusado de discriminar algumas etnias em detrimento de outras.
Isto porque, como terão oportunidade de observar, e apesar do meu incomensurável esforço, existem algumas tendências latentes que estarão implícitas (...ou não) naquilo que poderei chamar de desabafos e que, pelo seu teor poderão não encontrar em todos vós a compreensão e distanciamento necessários à completa percepção dos factos).

Posto isto começarei por uma pequena, ainda que substancial, introdução?

O que é um Blog?

Para aqueles que não sabem e que caíram aqui de “pára-quedas”, para todos os que utilizam hoje a Internet pela 1ª vez (podiam ter escolhido melhor sítio – não confundir com a versão brasileira de Site. Isto já é suficiente mau sem usar variantes pobres da nossa língua materna - para começar), e para todas as crianças com menos de 3 anos: Um Blog é, de uma forma simples, uma diarreia mental (aka espasmo cerebral – vide www.acronymfinder.com) de algumas pessoas desocupadas e que não têm mais nada para fazer do que encher este universo que é a Internet com as suas opiniões.

E aqui encontramos de tudo: Políticos que não obtêm o devido protagonismo naquele belo edifício ali para os lados de São Bento; comentadores rejeitados pela nossa comunicação social; autores desconhecidos de Best-Sellers de dúbia qualidade (e refiro-me concretamente àquela publicação de baixo nível de título “o meu pipi” à venda numa loja Fnac perto de si), entre outros.

Como vêm, a liberdade de expressão nunca foi tão fácil se bem que ainda não está totalmente assimilada pelas nossas força políticas (veja-se o caso do “Muito Mentiroso”, blog de referência no panorama judicial nacional com especial ênfase no processo Casa Pia. Este blog foi encerrado a pedido de várias famílias – pedófilas – após ter publicado algumas questões relativas ao processo mencionado. Será que estas questões eram na realidade especulação e puro show-off? Tudo leva a crer que não. Parece que se tocou num ponto sensível de alguém muito bem colocado o que levou ao inevitável fecho do site. Mas a liberdade já não é o que era e voltámos ao pré 25/4. Desta vez não temos a PIDE mas o Paulo faz as mesmas vezes).

Devido aos factos anteriormente apresentados vou tentar não deixar no ar dúvidas não consubstanciadas em factos caso contrário ainda me fecham o Blog e lá terei eu que perder mais 5 minutos do meu precioso tempo a criar outro com outro nome e igual conteúdo.

Por esta altura já se devem perguntar porque será que criei eu um Blog e não um Blig (Por exemplo)?

Bem, tal como em tudo na vida, para isto também existe uma explicação. Ou várias. Quem quer ter algum protagonismo não vai andar metido com coisas pequenas, diminutas, bligs .... Depois há sempre a questão que se prende com a nossa masculinidade. Homem que é homem não vai estar a dizer aos amigos que tem um Blig. Isto dito em voz alta no meio dos 37.000 adeptos que assistiram à final da taça Benfica-Porto no estádio do Jamor teria uma interpretação, talvez errada, do género: “este tipo deve ser um bocado abichanado” ou “abafa a palhinha de certeza”. Ora um Blog dá, com toda a certeza, um maior status e é motivo de orgulho para qualquer mãe (não contando com a presença habitual no jantar de Natal na casa da avó Gertrudes).

Outra pergunta que já devem ter feito a vocês mesmos é: Porque raio é que eu ainda estou a ler esta porcaria? Isto nem asneiras tem!
Pois ... isto tem a ver com uma questão à qual o Marketing dá o nome de posicionamento. Se o mercado alvo fossem os trolhas num qualquer andaime perto de si, quaisquer 5 palavras deveriam conter inevitavelmente 8 asneiras (das porcas). No entanto quis subir um pouco a fasquia (mas só um pouco) porque hoje em dia até os pedreiros são altamente qualificados e chegam mesmo a ter cursos superiores na área da medicina.
Portanto vamos manter uma certa castidade (lembram-se da questão da religião??) e não levar com o selo de “Interdito a menores de 18 anos”. Se bem que, analisadas bem as coisas, nos dias que correm os putos da primária falam de uma forma que envergonharia até os mais desinibidos camionistas (refiro-me particularmente às carreiras internacionais pelas suas particularidades de intercâmbio cultural). Pensando bem...que se f***!!


Isto leva-nos a uma outra questão: como está o estado da educação?
Uma reflexão profunda e demorada sobre o tema em epígrafe leva-me a concluir que ... não está.


Sem mais delongas afirmo no entanto que os comentários que poderia tecer a este respeito teriam inevitavelmente uma ligação directa à minha orientação política. Não vou dizer qual é mas tende para Bombordo (falando em milhas náuticas) e é da mesma tonalidade de um “Glorioso” clube da 2ª Circular que ganhou a Taça de Portugal frente ao Porto no passado 16 de Maio (Vou propor esta data para feriado nacional). Mais não digo e o meu camarada Carvalho da Silva espera-me para mais uma concentração de trabalhadores frente a São Bento.

Já agora queria aproveitar este momento para agradecer (ao estilo dos Óscares) aos meus pais (pela sua dedicação e apoio incondicional), ao Michael Jackson (pelo moon walk), à camarada de armas Odete (pela sua incessante e incansável luta pelos direitos do proletariado) e, last but not least, ao Pai Natal (essa incontornável figura do nosso imaginário - eu ainda acredito).

Bem, a conversa já vai longa e por esta altura alguns leitores já abandonaram a sala, outros estão a acabar de pendurar a corda por cima da cadeira, e o Sr Adolfo já está com o comprimido de cianeto na mão.

Despeço-me com cordiais saudações.
VIVA O BENFICA

Sem comentários: