segunda-feira, julho 10, 2006

Mundial 2006

Como poderão observar estivemos mais de 1 mês sem actualizações no nosso site.E perguntam vocês... Jovem, porque raio é que passaste um mês sem escrever absolutamente nada no teu blog?

Ao que eu respondo: Bem, esta é uma questão acima de tudo filosófica e que nos irá levar a considerações um pouco mais profundas que, de certa forma, afectarão os preconceitos dos nossos leitores e irão, sem dúvida alguma, causar alguns constrangimentos aos mais sensíveis. Por outras palavras, e porque nem todos estão preparados para uma sessão de introspecção que lhes permitirá analisar temas tão diversos como as pragas de gafanhotos na Austrália (esse belo e quente continente) ou a carência afectiva que faz sofrer os pobres dos pinguins residentes naquela ilhota lá para o sul a que chamam de Antártida, o que levou à minha prolongada ausência foi aquilo a que chamaram de Mundial 2006.

Como todos devem saber, o Mundial de 2006 teve lugar na Alemanha e serviu para dar a conhecer lugares tão bonitos e distantes como Gelsenkirchen e a pacata localidade de Marienfeld que acolheu os "heróis"com uma ala do hotel construída especialmente para o efeito. Também ficámos a saber o que pensam 99,7% dos emigrantes residentes num raio de 956.000Km dos estádios uma vez que foram entrevistados 1 a 1 por diferentes jornalistas das 3 cadeias de televisão nacionais e alguns de televisões estrangeiras. Ficámos a conhecer algumas pérolas do patriotismo exacerbado como aquele meio de locomoção a que chamavam automóvel e que estava completamente coberto de símbolos nacionais e onde não podia faltar o belo do galo de Barcelos colado no "tablier". Ficámos a saber que certas pessoas não têm dinheiro para comer mas ficaram felizes por dar 500 Euros por um bilhete para ir ver o jogo dos quartos de final.

E no dia da chegada da selecção a Portugal tive o prazer de visulaizar a 2ª Circular, a CRIL e a A5 de um ângulo completamente novo: de cima. Nunca me tinha apercebido de tão prazenteira paisagem uma vez que normalmente estou parado no trânsito e... ao nivel do chão. Mas achei extremamente interessante e acho que devem repetir esta iniciativa. Escuso de ir ao Google Earth ver as imagens de satélite.
E penso que todos terão reparado que durante o período de duração do Mundial o mundo parou.

Não se falava de mais nada nos telejornais e os próprios jornais diários davam uma ênfase demasiado grande aos detalhes relacionados com a dita competição. Foi o pretexto perfeito para que o povinho se esquecesse de temas como a política do nosso governo relativamente à educação, saúde, reformas, desemprego, etc, etc, etc..... Podem ter fechado fábricas, pode ter aumentado o desemprego, podem ter sido retiradas regalias aos trabalhadores, pode ter começado mais uma crise nuclear.... mas o que importa é saber a que horas os ditos heróis treinavam e o que comiam ao pequeno almoço, o tempo que demoravam a fazer o percurso para o estádio e os precalços no trânsito.

É interessante ver como se consegue distrair o povo das verdadeiras questões. E também é interessante saber o quanto custou esta participação de Portugal no Mundial. Mas provavelmente isso não seria tão relevante... que um país à beira
da rotura financeira gaste milhões de Euros do herário público para financiar uma competição e depois venha cortar nas regalias de quem efectivamente trabalha com o argumento que.... bem, nem sequer existe argumento. E mesmo não tendo chegado à final cada um dos jogadores vai receber um prémio adicional de 50.000 Euros. Ou seja, não cumprem com o seu trabalho (que consiste em jogar e ganhar) e mesmo assim têm prémio de "produtividade". Só gostava que o meu patrão também pensasse assim....

Bem, agora que os telejornais vão começar a dar mais atenção aos assuntos que realmente deveriam interessar vou deixar de andar à procura das notícias e terei mais tempo para me dedicar ao meu blog.

(Continuo com uma certa curiosidade em saber o custo efectivo desta brincadeira. Se alguém souber e quiser informar... fique à vontade.)

Um grande Bem-Haja.

Sem comentários: